segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Elementos da Dialogicidade.

UFC - Universidade Federal do Ceará 
Instituto UFC Virtual 
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2013/2 
Turma: T-31 - Química 
Aula 03 + Pilares do Diálogo Segundo Paulo Freire  +Análise e compartilhamento de exemplos dos pilares de Paulo Freire 
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista: Franciglauber Silva Bezerra 
Data: 02/12/2013



Paulo Freire valoriza o diálogo e utiliza cinco pressupostos como base para essa comunicação: amor, humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico.
Muitos falam que tudo que fazemos com amor flui melhor... E esse amor é um dos pressupostos que em minha opinião é o mais importante dos pilares de Paulo Freire, pois todos os outros estarão aglutinados ao amor.
Na educação quando você diz que aprende com os alunos e nos colocamos no mesmo patamar e estamos prontos a auxiliar o educando com nossa experiência, mostrando-lhe a melhor forma de resoluções de problemas, estamos executando a humildade. Da mesma forma, quando fazemos com que eles acreditem que podem transpor barreiras e acreditem neles e de fato acreditando, estamos praticando a fé nos homens e colocando esperança, para que esse mesmo educando que encontra dificuldades possa realmente confiar nele mesmo e procurar entender por que foi tão difícil, e, que ele sempre poderá dar o melhor de si, com mais estudos, tentando mostrar construtivamente seus erros nesse percurso. Isso seria uma forma de utilizar e fazer com que ele tenha um pensar crítico.
Em EAD vejo que esses pilares devem ser trabalhados constantemente, pois facilmente alguns alunos acham que não são capazes de resolver e enfrentar de fato um problema e na pressão acabam desistindo, pois é o que lhe resta quando eles acham que tudo está perdido. Devemos tentar nos antecipar a tudo isso sabendo também que somos humanos e estamos fadados também a erros e que nem sempre 100% dos problemas serão resolvidos, pois também estamos tratando com ser humano e não existe uma fórmula que diga que resolverei um problema seguindo determinado raciocínio quando se trata de mentes diferentes e que todos têm suas próprias razões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário